quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ATENÇÃO! UMA COISA IMPRESSIONANTE!

Atual catedral de Belo Horizonte

“Até vocês vão me abandonar?” (Jo. 6,67)

“O ladrão vem para roubar, matar e destruir” (Jo.10,10)
 
Por Prof. Pedro Maria da Cruz 

Norte do Paraná. O Pe. Francisco Adami está desolado, “depenaram” sua Igreja. A porta de entrada é mera formalidade na capela de São Jorge, zona rural de Cambira. É mais fácil entrar pelas laterais, uma vez que as paredes de Peroba foram roubadas.

Foi-se o tempo em que ainda respeitavam a Casa de Deus...

Além da porta de entrada sobraram o telhado, as janelas e algumas paredes secundárias. “Aquilo foi uma coisa incrível!” afirmou o Padre Adami, 72 anos.

Detalhe: até então, o presbítero não sabia o quão valioso era o material com que fora construída a Capela. Assustado, levantou uma interrogação: “Quem é que vai cuidar para que não venham mais ladrões?” 1

Projeto da nova catedral de Belo Horizonte
Esse fato nos remete à atual situação em que se encontra a Igreja pós-conciliar...

“Roubaram” nossos confessionários. “Roubaram” nossas imagens. “Roubaram” nossos atos de piedade e, até mesmo, um rito multissecular, a Missa de São Pio V.

Desfiguraram nossa música. Quem ainda ouve Polifonia Sacra ou Canto Gregoriano? O barulho em nossas celebrações mais remetem a cultos neo-pentecostais que à sublimidade da Corte Celeste.

“Depenaram” nossos padres... agora, alguns deles chegaram ao cúmulo de usarem Shorts e Camiseta no atendimento paroquial.

Olhem a arquitetura de nossos templos! Muitas capelas serviriam de meros galpões ou salas de conferências para o MST.

E haveria tantas coisas para citar...

O fato, é que muitos sacerdotes não reconhecem o valor de todo o patrimônio da Igreja. Por isso, em sua ignorância, deixam desprotegidos riquíssimos tesouros da tradição cristã; sendo assim, não é de se estranhar que venham ladrões e roubem nossos bens.

A pergunta do sacerdote não deveria ser “Quem vai cuidar para que não venham mais ladrões?”, mas, sim “Como cuidarei...”. Lembremos de nossa responsabilidade individual. É obrigação de todo batizado a defesa do patrimônio eclesiástico, seja material ou espiritual.

Por fim, façamos uma última constatação: Enquanto homens se perdem numa “vidinha egoísta”, os malvados saqueiam a Casa de Deus; e, na tentativa de reformá-la, outros colocam nos lugares vazios um sem número de materiais indevidos.

No lugar da Oração Tradicional alguns colocaram sons desconexos, batizando-os de “oração em línguas”. Ora, já que poucos rezavam muito e muitos desses poucos rezavam mal, o melhor foi inventar uma pseudo-oração angélica acessível a todos. Generalizou-se verdadeira “anarquia pneumática” (Cardeal Ratzinger).

No lugar da penumbra mística tão fecunda em nossas Igrejas tradicionais, instalaram holofotes. Agora, padres sobem no presbitério ao som de marchinhas e aplausos entusiásticos de uma assembléia que não sabe recitar os dez mandamentos. Mas, sabe dançar! E, como tem dançado...

Baterias, Guitarras e Baixos ocuparam o lugar dos órgãos... Sobriedade não agrada mais às novas gerações tão acostumadas a boates e baladas noturnas. Os velhos que se acostumem... liturgia é festa! Cristo Ressuscitou! Talvez, por isso tenham tirado, inclusive, os crucifixos das Igrejas... Afinal, já tiraram até mesmo de lugares públicos! É o inocente laicismo realizando seus objetivos mais secretos e difusos...

Catedral de Nossa Senhora da boa viagem- Belo Horizonte
No lugar dos confessionários, colocaram salas de bate-papo. Claro! Confissão é conversa entre amigos! Além do mais, as salas de bate-papo da internet têm “bombado”. Isso é um sinal dos tempos!(Sim, mas de que tempos!)

E no lugar dos Padres? Leigos, claro! É o “mea culpa” da Igreja por tanta centralização Hierárquica. No mais, todo mundo é sacerdote! O catolicismo mudou! Viva os novos tempos! Viva a nova Igreja! Limpemo-nos do último lodo que nos prende ao passado: talvez ele seja o papado...

No lugar de Roma, a CNBB.

E, no lugar de Deus? O Homem!

Não há mais nada para citarmos... Agora, diga-nos, caro leitor, o que se pode concluir dessa triste situação? Que esse artigo, apesar de sua informalidade, nos sirva para reflexão.

Maria Santíssima, rogai por nós! 

 ______________________________________ 

  
1- Folha de São Paulo, Cotidiano C4, 21 de Agosto/2011.


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

JOGADAS PERIGOSAS






Por: Prof. Pedro M. da Cruz

  “Um povo insensato desprezou vosso nome” (Sal. 74,18) 

Em agosto deste ano de 2011 ocorreu um fato simbólico que caracteriza de modo pitoresco a confusa realidade atual. O atacante Loco Abreu - é “loco” mesmo - tentou “dar lençol” no Cristo! (Imaginem os senhores, só a nível de curiosidade, o que fariam alguns islâmicos com alguém que tentasse dar um “chapéu” no Alcorão... ) 

Expliquemo-nos: o jogador do Botafogo, Loco Abreu, em gravação de comercial sem autorização, foi ameaçado de Processo pela Arquidiocese do Rio por tentar dar “chapeuzinho” no Cristo Redentor. Interromperam o projeto quando uma bola foi chutada para tentar encobrir a estátua... O assessor do jogador, Flávio Dias, disse considerar “um negócio inacreditável” a Arquidiocese cogitar processar o atacante. Em que tempos estamos! 

Mas, o que haveria de simbólico nesse fato, aparentemente, tão irrelevante? Não é preciso ser um craque no Futebol para entender que “lençol” se dá em jogador de time adversário. Agora, dar “lençol” no Cristo?! Se não o pôde Satã, quanto mais o Abreu ... 

Claro que os idealizadores dessa “jogada” agiram com a maior boa vontade. No entanto, esse ato “inocente” está carregado de significações: 

Não é verdade que para alcançar uma vitória egoísta muitos quiseram driblar o Cristo? 

Henrique VIII deu um “chapeuzinho” em Roma para fazer seu “gol” anglicano. 

Lutero “cobriu” Bispos e Cardeais no afã de conseguir uma goleada contra o papado. 

Todavia, fixemo-nos no agora: 

O que é a RCC senão um gol contra? 

As CEBs embolaram o meio de campo, e, hoje, ninguém mais duvida que muitíssimos de seus “jogadores” torciam pelo time adversário. 

As várias seitas atuais são esforços “Loco´s” da velada tentativa satânica por um “lençol” no Cristo. Sabemos, entretanto, que jamais conseguirão seu pérfido intento. Suas bolas cairão no mato... 

Graças a Deus, o ato de Loco irritou a Igreja! 

A verdade é que não temos visto nossos pastores tão irritados por outras afrontas cometidas a Nosso Senhor... Isso sim é “um negócio inacreditável”. Mas, a manifestação arquidiocesana já é um bom sinal! Quem sabe se num futuro próximo nossos Bispos não terão o mesmo zelo que tantos inquisidores manifestaram em favor das coisas santas durante a gloriosa era medieval? 

Esperamos que essa breve reflexão sirva de “trampolim” para outras mais profundas e ajude nossos leitores a colher frutos espirituais em todos os fatos, mesmo os aparentemente mais insignificantes. 

Maria Santíssima, rogai por nós! 



Referência : Folha de São Paulo - Quarta Feira, 17 de agosto de 2011 D 12 Esporte (Gustavo Alves)

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

MAIS CINCO MOTIVOS PARA SER FELIZ!




Por Prof. Pedro M. da Cruz

“A virtude da temperança dispõe a evitar toda espécie de excesso, o abuso da comida, do álcool, do fumo e dos medicamentos.” (CIC 2290)
“Quem proíbe o abuso, não condena o uso sábio e moderado.”
  
Trazemos abaixo algumas noticias interessantes sobre a cerveja! Perante os muitos problemas que abalam o mundo, e, inclusive, nossa amada Terra de Santa Cruz, nada como sentar-se com os amigos e relaxar tomando um delicioso copo dessa bebida. 

Para aqueles que atacarão maldosamente, julgando aconselharmos “bebedeira” ao invés da oração, afirmamos, claramente, que, muito ao contrário, no lugar da “bebedeira” pregamos moderação. Além do mais, se é incorreto – como se diz - beber enquanto se reza, porque não rezar enquanto se bebe?

Semanas atrás um amigo me procurou todo cheio de pesar. Certo Ministro Extraordinário da Eucaristia o havia repreendido por saber que gostava de cervejas. Respondi-lhe, dando uma boa gargalhada: “Do jeito que as coisas vão não podemos confiar nesses Ministros; mas, não se preocupe, quatro já caíram em Brasília...”  Depois, indicando-lhe em documentos do Magistério sábios pronunciamentos da Igreja, fomos apreciar Martini, para não acontecer que o ministro, vendo-nos com cervejas, tivesse mais um motivo para repreende-lo em sua liberdade espiritual. (risos)

Maria Santíssima, rogai por nós!


Novidades sobre a cerveja:


1- Ela Melhora a imunidade
“Um estudo do conselho superior de Investigações científicas da Espanha concluiu que a imunidade melhora com o consumo moderado de cerveja (...) aumenta a contagem de linfócitos, leucócitos, basófilos e outras células do sistema imunológico, as primeiras responsáveis por combater o ataque de micro-organísmos.”

2 - Ela diminui o risco de demência
“Um estudo da Universidade de Wake Forest (EUA) descobriu que quem tomava um ou dois drinques por dia tinha um risco 37% menor de desenvolver demência. (...) Outro levantamento chegou à mesma conclusão (...) protegem o cérebro – o álcool obriga as células a trabalhar, fazendo com que elas ‘treinem’ para estresses maiores, como os que levam à demência.”

3 - Ela combate os radicais livres
“ (...) fornece antioxidantes que combatem radicais livres, que envelhecem a pele – e cuja produção aumenta com exposição ao sol. Estudo da Universidade de Scranton (EUA) apontou que cervejas de alta fermentação (stout e porter) têm o dobro dos antioxidantes das de baixa fermentação (pilsen). ‘ Os antioxidantes da cerveja agem melhor que os de suplementos.’ Diz Joe Vinson, autor da pesquisa. Só não substitua o protetor (...)”

4 - Ela blinda seu coração
“ Duas latinhas são tão boas quanto uma visita ao cardiologista. Vários estudos comprovam que a cerveja reduz o risco de males vasculares. Super-poderes: Flavonoides, álcool e vitamina B6.(...) Outra: pesquisa da Universidade de Sydney (Australia) concluiu que a cerveja reduz o risco de Diabetes tipo 2.”   

5 - Ela deixa os ossos mais fortes
“Um levantamento do Centro Médico Montefiore (EUA) constatou que quem bebe moderadamente aumenta a densidade óssea e está 20% menos sujeito a fraturas no quadril do que os abstêmios. A cerveja ainda combate a osteoporose (...) de acordo com um estudo espanhol, o silício da cerveja diminui o ritmo do enfraquecimento do osso. Mas, não abuse: ‘Jovens podem desenvolver a osteoporose com o alcoolismo’, diz o reumatologista Roberto Heymann, da Unifesp.”

______________________________
Referência:
Revista: Men’s Health/ Número 42. Outubro 2009. P. 75 (recebi tão somente a reportagem destacada do resto da revista, que, de ouvir falar, sei que é de muito mau gosto em suas expressões e imagens)