quinta-feira, 26 de abril de 2012

7 BILHÕES? CABEM TODOS NO BRASIL...



Por Hélio Brambilla

Resta um tema do qual não me esquivo: os sete bilhões de habitantes que povoam a Terra. Para um homem de fé, tais cifras não chegam a impressionar, pois foi o próprio Deus que ordenou: “Ide e multiplicai-vos e habitai a terra toda”. Em recente conferência realizada em São Paulo, um especialista afirmou que se colocados no estado do Texas, os sete bilhões caberiam todos, ocupando um metro quadrado cada um.
Se o mundo todo afundasse e só restasse o Brasil, nele caberiam todos os habitantes da Terra, ocupando cada um cem metros quadrados. Mais ainda, se colocássemos aqui quatro bilhões de pessoas _ mais da metade da população mundial_, elas viveriam na mesma proporção de área por habitante dos japoneses, cujo país é a terceira potência mundial, apresentando os melhores índices de bem-estar da população.
Cumpre lembrar que apenas 22% do território japonês são agricultáveis, no Brasil, essa taxa ascenda mais de 90%. Portanto, se hoje existe fome no mundo, a questão deve ser de outra natureza, tendo sua raiz no próprio homem e envolvendo, portanto, uma questão moral e não geográfica.
Cristianização e educação dos homens nas vias de uma verdadeira civilização certamente os conduziriam a aproveitar com sabedoria os recursos da terra, recebendo em contrapartida os padrões de vida digna de um filho de Deus. Não foi em vão que o verbo de Deus feito homem, Nosso Senhor Jesus Cristo, nos prescreveu: “Procurai primeiro o Reino de Deus e sua Justiça e tudo mais vos será dado por acréscimo” (MT. 6,31-33).

Fonte: Boletim Informativo do Movimento Paz no Campo.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O QUE OS ABORTISTAS MAIS TEMEM

 Traduzido e adaptado a partir desta análise sobre a indústria da morte em Rockford, Illinois, EUA.
Abaixo estão as dez coisas relativamente às quais os proprietários, agentes, trabalhadores e apoiantes do aborto mostram grande aversão. O combate pela vida torna-se mais produtivo quando se conhece aquilo que mais temem os que ridicularizam Deus e destroem vidas humanas. Se é isto que eles querem ocultar como forma de manter o estado de indiferença da maioria da comunidade pela matança de inocentes e indefesos, então é isto que tem de ser cada vez mais mostrado.

10. Ecografia.
Em Rockford, activistas pró-vida falaram com inúmeras mães a quem a clínica abortista recusou os pedidos para visionamento dos exames. Isto, juntamente com o ataque da clínica abortista a uma viatura equipada com essa tecnologia, mostra claramente o medo que esta gente tem das mães verem as ecografias dos seus filhos.

9. Dar às mulheres uma alternativa ao aborto.
Desde tentativas falhadas de criar um perímetro no qual não pudessem permanecer activistas pró-vida, até ameaças às mães que os ouvem quando abordadas perto da clínica da morte, esta indústria não aceita que as mulheres sequer ouçam que existe alternativa ao aborto. O próprio responsável pela clínica vem à rua ameçar essas mulheres, quando elas o ignoram pelo sistema altifalante.

8. Rezar
O ponto a que a clínica de aborto se disponibilizou a ir para impedir os cristãos de rezar, atingiu o nível mais baixo de ignorância e depravação. Os assassinos de crianças fazem isto porque eles sabem que as orações já salvaram vidas.

7. Exorcismo
Quando um grupo de padres católicos começou um ritual de orações de exorcismo da fábrica da morte, o seu responsável ficou bastante agitado. Nem sequer conseguiu permanecer lá dentro enquanto os homens de Deus rezavam no exterior. Como se em sincronia, as orações trouxeram-no para fora e numa das vezes até apareceu usando uma máscara de diabo. O aborto tem raízes no demoníaco.

6. Os pobres e as minorias
Desde os defensores da clínica de aborto apanhados em video utilizando expressões racistas, até aos que disseram directamente aos activistas pró-vida que o aborto é necessário para nos livrarmos dos pretos, temos a concretização do sonho de Margaret Sanger. As clínicas de aborto estão no ramo de livrar o mundo, conforme dizia Sanger sobre pretos, imigrantes e indigentes, "das ervas daninhas humanas, irresponsáveis parideiras ... seres humanos que nunca deveriam ter nascido."
A maior organização abortista norte-americana aceita que os autores de donativos especifiquem que querem o dinheiro usado na eliminação de um bebé pertencente a uma minoria.

5. Verdade
"Eu não queria olhar, mas também não queria parar de olhar. Eu não consegui vê-lo. Eu estava horrorizada.", assim escreveu a ex-directora da Planned Paranthood (talvez a maior organização infanticida do mundo) Abby Jonhson, a propósito de ter testemunhado um aborto na clínica que dirigia. A verdade de que o aborto é o homícidio de uma criança, é perfeitamente visível por qualquer pessoa aberta à verdade. Vendo imagens de uma criança no útero, todos sabemos que a criança no útero é uma pessoa.

4. Vigílias pela vida
Quando se realizou em Rockford a primeira iniciativa " 40 Dias pela Vida", a clínica de aborto respondia quase diariamente um cartaz, ridicularizando as rezas. Até que o número de abortos baixou. Subitamente, acabaram os cartazes de ridicularização. Numa reunião do comité de códigos e regulamentos urbanos da cidade, uma das justificações dadas por defensores do aborto para criar um perímetro imune a iniciativas pró-vida em redor desta foi " Perante a aproximação dos "40 Dias", temos de fazer alguma coisa".

3. Crianças
A fábrica da morte proibiu a presença de crianças na sua sala de espera, com a excepção óbvia das crianças que eles destroem por dinheiro. O responsável da clínica queixa-se frequentemente dos jovens pró-vida que rezam à sua porta. A presença de crianças, dentro ou fora da clínica, recorda que ele está no negócio de os matar- e ele não gosta de se lembrar disso.

2. Ser avisado da realidade do inferno.
Activistas pró-vida avisam constantemente os responsáveis, trabalhadores da clínica e defensores do aborto sobre a eterna separação de Deus como o fim consequente dos que assassinam bebés. A resposta deles é sempre a mesma. Não negam a realidade do inferno, mas mudam de assunto ou tentam desculpar-se daquilo que fazem, acusandos os cristãos de também serem pecadores. A diferença é que esses cristãos sabem que são pecadores e tentam arrepender-se, enquanto os que matam bebés dentro da clínica continuam a ridicularizar Deus e a destruir vida humana.

1. Jesus Cristo 

Nenhum centro infanticida da América, ou provavelmente do mundo, atacou mais o nome de Jesus Cristo do que a clínica de Rockford, Illinois. 
 

segunda-feira, 9 de abril de 2012

S. NERSÉS SNORHALI: RESSURREIÇÃO

Ressurreição por Carl Bloch (1834-1890)

São Nersés Snorhali (1102-1173), patriarca arménio.
Jesus, Filho unigénito do Pai, §§ 765-770; SC 203

Jesus saiu ao seu encontro
 
Tu, que ao nascer do dia foste chorado
Pelas mulheres que perfumes levavam
Concede agora que o meu coração verta
Lágrimas de fogo por Teu amor ardente.


E graças à boa nova que o anjo
Sentado na pedra clamava (Mt 28,2),
Faz que eu ouça o som
Da trombeta final que anuncia a ressurreição.


Do sepulcro novo e virgem
Ressuscitaste com Teu corpo nascido da Virgem;
Foste para nós as primícias
E o primogénito de entre mortos.


E a mim, a quem o Inimigo prendeu
Com o mal do corporal pecado
Digna-Te libertar-me de novo
Como o fizeste às almas prisioneiras dos mortos (1P 3,19).


No jardim te revelaste
A Maria Madalena,
Mas não permitiste que de Ti se aproximasse
Aquela que pertencia ainda à raça dos que caíram.


Revela-Te a mim, também, ao oitavo dia
Na grande e derradeira madrugada;
E que nesse momento permitas
À minha alma indigna que se aproxime de Ti.


Fonte: http://www.arautos.org/

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A VIA-CRÚCIS

Por Saulo Eleazer

“...vós o matastes, crucificando-o por mãos de ímpios.”
(Atos dos Apóstolos 2,23)
Patologia forense é a especialidade médica que lida com os mecanismos e as causas de sofrimento e morte devidos a circunstâncias violentas, como, por exemplo, a crucificação. O patologísta forense é, deste modo, um detetive médico, um expert em reconstituições, cujo testemunho em juízo deve oferecer alto grau de precisão médica. Frederick T. Zugibe, PhD, MD, é um pesquisador amplamente reconhecido nesta área. Inclusive, muito respeitado enquanto estudioso no que se refere ao Santo Sudário. É recorrendo à sua ampla experiência profissional (35 anos como investigador criminal) que propõe-se a determinar as causas da morte de Nosso Senhor.
Segue abaixo uma pequena parte de seu livro “A Crucificação de Jesus”. Esperamos que esta interessante Meditação sobre a “Via-Crucis” traga inúmeros frutos espirituais aos leitores deste Blog. É o que pedimos pela intercessão da Santíssima Virgem Maria!

A VIA-CRÚCIS FORENSE

UMA MEDITAÇÃO
“Nossa jornada começa no Jardim do Getsêmani, localizado no Monte das Oliveiras, de onde Jesus e Seus discípulos partiram depois que Ele anunciou que Sua hora havia chegado. Quando eles chegaram, Jesus afastou-se para orar: ‘A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui e vigiai.’ (Marcos 14:34). Jesus estava totalmente ciente dos sofrimentos que teria que suportar. De repente, Seu coração começou a bater forte em Seu peito, aceleradamente. Ele empalideceu, Suas pupilas dilataram-se por completo; Sua respiração tornou-se mais rápida; Seus joelhos vacilaram e Ele caiu ao chão, incapaz de manter-se em pé. A adrenalina era bombardeada por todo o Seu corpo; uma reação ‘lutar ou fugir’ havia sido desencadeada. A profunda angústia mental de Seus sofrimento tinha começado, drenando as forças de Seu corpo. Ele começou a coxear, caiu ao chão e orou repetidamente. Ele repetiu as orações a noite toda. Então olhou para os Céus e pediu; ‘Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e, sim, a tua.’ E então apareceu para Ele um anjo do Céu para conforta-lo; e, estando em agonia, Ele orou mais intensamente. Seu suor caiu ao chão como se fossem gotas de sangue (Lucas 22: 42-44). Ele tinha aceitado Seu destino! Agora o ritmo de Seu coração começou a tornar-se mais lento. Seu rosto recobrou as cores, Seus músculos relaxaram e Seu corpo se encharcou de suor sanguinolento, enquanto coágulos de sangue caíam ao chão, porejando de pequenas hemorragias que surgiam de Suas glândulas sudoríparas. Jesus ficou debilitado devido à extrema exaustão mental.
Pouco depois, Ele foi preso e levado ao Sinédrio, onde foi molestado e acusado de blasfêmia e então levado diante de Pilatos, onde foi acusado de estar ‘pervertendo a nossa nação, vedando pagar tributo a César e afirmando ser ele mesmo Cristo, Rei.’ (Lucas 23:1-2). Pilatos enviou Jesus a Herodes, que o devolveu a Pilatos. Nenhum dos dois pôde apontar as faltas deste homem. Mas a multidão frenética queria que Jesus fosse crucificado a qualquer custo, até ao ponto de libertar Barrabás, um assassino brutal, em vez de Jesus. Numa última tentativa de evitar a crucificação, Pilatos ordenou um açoitamento brutal, mais severo do que o normal: ‘Então, por isso, Pilatos tomou a Jesus, e mandou açoitá-lo.’ (João 19:1). Ele então foi curvado e amarrado a um pilar baixo, onde foi flagelado nas costas, peito e pernas, com um Flagrum multifaçetado, que continha pedaços de metal em suas extremidades. Os scorpiones penetraram profundamente em sua carne, dilacerando pequenos vasos, nervos, músculos e a pele. O peso dos scorpiones fazia com que as cintas de couro fossem projetadas para a parte da frente de seu corpo, dilacerando a carne dali também. Seu corpo deformou-se em função da dor, fazendo com que Ele caísse ao chão, somente para que O colocassem e pé novamente. Breves movimentos convulsivos ocorreram, seguidos por tremores, vômitos e suores frios. Gritos ecoavam a cada golpe recebido. Sua boca ficou seca e a língua colou-se ao céu da boca. Ele foi reduzido a um estado lamentável, já que Pilatos queria aplacar a sanha da multidão, de modo a dissuadi-la de sua exigência para que Ele fosse crucificado. Pilatos ofereceu à turba uma escolha ente Barrabás, um assassino brutal, e Jesus, mas a multidão preferiu que Jesus fosse crucificado e Barrabás libertado. O castigo de Pilatos não satisfizera à multidão ensandecida; que, sedenta de sangue, clamava: ‘Crucifiquem-no!’ Jesus respirava com dificuldade. Sua respiração tornou-se menos profunda e mais rápida, uma vez que Ele não conseguia respirar por causa das fortes dores no peito, decorrentes dos ferimentos em Sua caixa torácica, costelas e pulmões. Cada passo era doloroso, obrigando-O a segurar Seu peito.
Os soldados então ‘vestiram-no de púrpura e, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabeça; e o saudavam, dizendo: ‘Salve, rei dos judeus!’ (Marcos 15:17-18) Eles apanharam o arbusto típico da Síria, a ‘espinho-de-Cristo’, com suas fileiras de espinho afiados e recurvos, que crescia ao lado do pretório, fabricaram uma coroa com os ramos entrelaçados e a fixaram em Sua cabeça. Esta era a coroa para o ‘Rei dos Judeus’ e um graveto foi Seu cetro. Eles prestaram homenagem ao novo rei desfilando à Sua frente, ajoelhando-se diante Dele e golpeando-lhe as faces com o cetro e cuspindo em Jesus. Suas bochechas e nariz ficaram vermelhos, feridos e inchados. Dores agudas e lancinantes, que pareciam choques elétricos ou pontadas com ferro em brasa revelavam-se em Seu rosto, imobilizando-o fazendo com que Ele evitasse voltá-lo para qualquer direção, tornando a dor ainda mais intensa – uma condição médica conhecida como neuralgia do trigêmeo ou tic douloureux. Suas feições distorceram-se e Seu corpo ficou tão tenso que não conseguia mais mover-se, pois cada movimento provocava novos ataques agonizantes.
Pilatos, então, desistiu e ordenou que Jesus fosse crucificado e o centurião e o quaternio (quatro soldados, sob as ordens de Seu comandante) colocaram a barra horizontal da cruz, que pesava entre 23 e 24 quilos, sobre Seus ombros, que já se encontravam severamente lacerados pelo açoitamento. Ele sentiu dores ainda mais agudas, que O fizeram cair de joelhos. Os soldados fizeram com que Ele se levantasse novamente. As pessoas se amontoavam nos dois lados da rua, com uma companhia de soldados mantendo a ordem. Jesus, num princípio de estado de choque traumático, mal conseguia manter o equilíbrio e ofegava. Ele continuou em Seu caminho, colina a cima, caindo várias vezes, com a barra sobre Suas costas. O sol do meio-dia estava quente; o suor pingava de Seu corpo, desidratando-O e fazendo piorar sua sede. Ele não conseguia mover a língua, que parecia ter aumentado muitas vezes seu tamanho. Seu corpo inteiro reagia ao sofrimento proveniente dos múltiplos ferimentos causados pelo açoitamento. Era fácil para o centurião perceber que Ele não chegaria ao Calvário nesse passo. Assim, Simão de Cirene, que visitava a cidade, foi forçado a ajudá-lo a carregar a trave da cruz pelo resto do caminho. Jesus continuou a tropeçar e cair, ofegando e segurando o próprio peito no caminho para o Gólgota. Colina acima, pela ladeira íngreme e empoeirada. Ele respirava cada vez com mais dificuldade, devido ao lento acúmulo de fluido ao redor e Seus pulmões – condição médica chamada de efusão pleural, resultante do brutal açoitamento. No Calvário, os soldados lançaram dados para disputar quem ficaria com Suas vestimentas, e o vencedor descobriu que elas estavam grudadas às inúmeras lacerações causadas pelo açoitamento. O soldado agarrou as vestes e arrancou-as violentamente. Jesus sentiu como se seu corpo inteiro estivesse em chamas.
A barra horizontal da cruz foi depositada no chão e Jesus foi colocado sobre ela, com três homens imobilizando-O; um deles, em cima de seu peito. Isto trouxe uma dor terrível e mais dificuldade para respirar, pelos danos causados às paredes da caixa torácica, devido ao açoitamento. Jesus gritava em agonia. Enquanto os soldados o seguravam, um prego grande e quadrado foi fincado através da palma de Sua mão, na proeminência muscular localizada na base de Seu polegar. Ele soltou um grito de fazer gelar o sangue de quem o ouvia. O prego penetrou no nervo mediano, causando uma das piores dores que um ser humano pode sofrer, chamada causalgia. Durante a Primeira Guerra Mundial, soldados que sofriam ferimentos no nervo mediano, devido a estilhaços de granadas e bombas de fragmentação, entravam em choque profundo, se não fossem medicados imediatamente. Apesar da exaustão, Jesus se contorcia e lutava: a dor era insuportável e queimava como se um raio tivesse atravessado Seu braço. A segunda mão foi pregada à trave da mesma maneira, fazendo com que Ele desse outro berro de agonia. Jesus, então, foi forçado a ficar de pé, com Suas mãos pregadas à barra. Seus joelhos dobraram. Dois soldados levantaram cada extremidade da barra enquanto outros dois agarraram Jesus ao redor de Seu Corpo. Então, eles colocaram a barra no encaixe que havia sido escavado no topo da estaca. Enquanto seguravam Jesus pela parte inferior de seu corpo, dois membros do quaternio dobraram seus joelhos e forçaram Seus calcanhares contra a estaca, até que eles ficassem firmemente apoiados à cruz. Um dos homens fincou um prego em cada pé, enquanto um outro homem mantinha-os seguros sobre a cruz. A dor era excruciante, e novamente Jesus gritou em agonia. Ele estava completamente exausto, com falta de ar e sofrendo dores terríveis. Sua língua grudou-se ao céu da boca, que estava repleta de muco espesso. O suor porejava de todo o seu corpo, deixando-O encharcado e seu rosto assumiu uma coloração pálida e amarelada. Sua respiração tornou-se menos profunda e mais rápida, e fortes cãibras dominaram suas panturrilhas. Isto obrigou-lhe a contorcer-se, curvar e arquear Seu corpo para tentar estender as pernas a aliviar as cãibras. As dores eram profundas e dilacerantes, como se uma corrente elétrica atravessasse seus braços e pernas, irradiando-se dos pregos nas mãos e nos pés; através de seu rosto, pela irritação causada pelos espinhos da coroa; as dores excruciantes do açoitamento, o grande impacto recebido sobre os ombros, as cãibras intensas nas panturrilhas e a sede extrema uniram-se para causar uma sinfonia de dores implacável. ‘Eloí, Eloí, lamá sabactãni?’, que quer dizer ‘Deus meu, deus meu, por que me desamparaste?’ (marcos 15:34). Depois de várias horas de agonia insuportável na cruz, Jesus clamou em voz alta: ‘Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!’. E, tendo dito isto, expirou. (Lucas 23:46).”

(O negrito é nosso)
______________________
Referência Bibliográfica:
ZUGIBE, Frederick. A Crucificação de Jesus. As conclusões surpreendentes sobre a morte de Cristo na visão de um investigador criminal. Trad. Paulo Cavalcanti. São Paulo: Idéia e Ação, 2008. Pag. 432-438